sábado, 17 de abril de 2010

Chaconne

Chaconne da Partita Nº 2 em Ré menor, BWV 1004, de J. S. Bach.

Diz-se ser a peça mais difícil alguma vez escrita para um instrumento a solo, tal a dificuldade em executá-la de forma a conseguir que todas as vozes e harmonias escondidas se tornem presentes. Dentro da harmonia da Chaconne estão as notas do coral "Christ lag in Todesbanden" (Cristo jaz nos laços da morte), com que representa a tristeza da morte e a esperança numa vida eterna. Bach terá provavelmente composto a Partita Nº 2 como um memorial fúnebre à sua primeira esposa, Maria Barbara.

Brahms (1883-1897), que chegou a fazer uma transcrição para piano desta peça, disse: "A Chaconne BWV 1004 é na minha opinião uma das mais maravilhosas e misteriosas obras da história da música. Adaptando a técnica a um pequeno instrumento, um homem descreve um completo mundo, com os pensamentos mais profundos e sentimentos mais poderosos. Se eu podesse imaginar-me a escrever, ou até mesmo conceber uma obra, tenho certeza de que a extrema excitação e a tensão emocional me deixariam louco."


Ouviremos aqui a belíssima interpretação de Viktoria Mullova

Parte 1

Parte 2:

4 comentários:

  1. gostaria de estar entre a audiência.
    muito bom, obrigada, zé rui!
    deve ser preciso bastante vigor para conseguir tocar violino desta forma, 7 minutos seguidos.

    um abraço
    luísa

    ResponderEliminar
  2. Luísa, a parte 2 é a continuação da parte 1, sem paragens! O Youtube é que não permite a duração completa num só ficheiro!

    Fátima (Nuance), Mullova é mesmo uma das melhores violinistas da actualidade, e capaz de se mover nos terrenos da música antiga!

    Abraços

    ResponderEliminar
  3. Só mesmo Bach para reunir num só instrumento tanta beleza, espiritualidade e harmonia musical. A dificuldade desta Chaconne não impede que transpareça também toda a beleza do tema e das suas variações.
    Nesta interpretação, a serenidade com que Mullova executa a peça faz com que tudo pareça fácil, uma característica apenas reservadas aos grandes intérpretes. Gostei.

    ResponderEliminar
  4. MARAVILHOSO!!!
    Obgd.Zé Rui pela partilha!
    Bjs.
    M.M.

    ResponderEliminar