Philip Scott Johnson mostra-nos neste artístico vídeo, 500 anos de retratos femininos que se interligam através de uma fusão obtida pelo trabalho digital da imagem.
O fundo musical é a Sarabande da Suite para Violoncelo No. 1 em Sol Maior, BWV 1007, de J. S. Bach, interpretada por Yo-Yo Ma.
Vale a pena apreciar o magnífico trabalho em alta resolução (para banda larga) AQUI!
quarta-feira, 29 de julho de 2009
A mulher na arte
Folclore
Na mensagem anterior falei da importância de preservar a nossa cultura musical tradicional, mas é evidente que da tradição popular herdámos muito mais que a música! Há um vasto conjunto das tradições, lendas, crenças populares, provérbios, contos, canções, a que genericamente se chama Folclore. Fui lembrado disso por um simpático e-mail da equipa do Portal do Folclore Português e da Cultura Popular Portuguesa. Aqui recomendo aos meus leitores uma visita a http://www.folclore-online.com/ , onde ficarão a conhecer muito mais sobre as nossas tradições em múltiplos aspectos, da música à gastronomia, e percorrer vários "trilhos" que neste site são propostos!
sábado, 25 de julho de 2009
A música tradicional
Muito me preocupa o nosso património etno-musical! Tenho feito o possível por ir despertando o interesse nos meus alunos, futuros músicos. Às gerações vindouras deveremos passar essa herança que recebemos das gerações anteriores, e ensinar a cuidar e valorizar esse precioso tesouro, construído ao longo de séculos!
Felizmente partilho essas preocupações com outros que, pela sua vocação e orientação musical, mais empenhadamente encontram soluções. Assim, para quem ainda não o conheça, aqui está a ligação para visualizar o Mapa Etno-Musical do nosso país!
Felizmente partilho essas preocupações com outros que, pela sua vocação e orientação musical, mais empenhadamente encontram soluções. Assim, para quem ainda não o conheça, aqui está a ligação para visualizar o Mapa Etno-Musical do nosso país!
Felicito os autores da iniciativa, Júlio Pereira, João Oliva e Sara Nobre!
segunda-feira, 20 de julho de 2009
Lua
A minha homenagem aos que nesse projecto mostraram a capacidade do génio humano.
Fica o link para o site oficial desta efeméride: http://www.nasa.gov/mission_pages/apollo/40th/index.html
segunda-feira, 13 de julho de 2009
Xadrez
Regem em seu recanto os jogadores
as lentas peças. O tabuleiro
demora-os toda a noite no severo
âmbito em que se odeiam duas cores.
Dentro irradiam mágicos rigores
as formas: torre homérica, ligeiro
cavalo, heril dama, rei postreiro,
oblíquo bispoe e peões provocadores.
E quando os jogadores tiverem ido,
e quando o tempo os tenha consumido,
decerto não terá cessado o rito.
Incendiou-se no Oriente esta guerra
cujo anfiteatro é hoje toda a Terra.
Este jogo, como o outro, é infinito.
(1899-1986)
sexta-feira, 10 de julho de 2009
Flagrante Delícia
Por vezes divulgo aqui blogues que me cativaram em especial.
Apesento-vos um blogue de excepcional qualidade, que me deliciou! E não foi só pelo seu nome: Flagrante Delícia.
De conteúdo muito bem escolhido pela sua autora, Leonor de Sousa Bastos, tudo é apresentado com artísticas fotos de Miguel Coellho. Os meus parabéns!
quinta-feira, 2 de julho de 2009
Pina Bausch: tudo é dança
Ao longo de 40 anos de trabalho, a bailarina e coreógrafa Pina Bausch (1940-2009) revolucionou o mundo da dança. Há até quem diga que as suas criações não eram dança, mas teatro-dança. Os bailarinos em cena não dançam. Correm. Gritam e riem, contam piadas. Alguém derrama água e joga terra no chão do palco. Talvez até cresça relva ali. Piruetas velozes e pernas esticadas para o alto são coisas inexistentes nas suas encenações. Mas seres humanos – pessoas vivas com medos, amor, tristeza e fúria. "O que me interessa não é como as pessoas se movem, mas sim o que as move”, refere Pina Bausch a propósito de seu trabalho.
Pina Bausch
A dança da emoção
Cafe Müller
Subscrever:
Mensagens (Atom)