sábado, 25 de julho de 2009

A música tradicional

Muito me preocupa o nosso património etno-musical! Tenho feito o possível por ir despertando o interesse nos meus alunos, futuros músicos. Às gerações vindouras deveremos passar essa herança que recebemos das gerações anteriores, e ensinar a cuidar e valorizar esse precioso tesouro, construído ao longo de séculos!
Felizmente partilho essas preocupações com outros que, pela sua vocação e orientação musical, mais empenhadamente encontram soluções. Assim, para quem ainda não o conheça, aqui está a ligação para visualizar o Mapa Etno-Musical do nosso país!
Felicito os autores da iniciativa, Júlio Pereira, João Oliva e Sara Nobre!

1 comentário:

  1. Olá meu Amigo.
    Apesar de tardiamente, aqui estou, sempre com muita curiosidade, a saber o que me/nos dá a conhecer. E hoje, é com grande alegria que aqui encontro o seu post a falar de música que é cara ao meu coração, bem como às minhas memórias,pois que a região que me viu nascer , tão rica em tradições, é-o também em Música Tradicional, já que sendo Douro-Litoralense, fico encaixadinha entre o Vira, a Chula,o Malhão, O Regadinho, a Jota (Porto)enfim, todas as que correspondem ao Minho, à minha Região e a algumas das limítrofes,que vão variando nos versos da cantiga,na pronúncia, nalguns passos e pouco mais.
    Como ligada a gente do campo, é com enorme prazer que leio, releio e vou à procura do que me/nos indica e é digno de ser visto.
    Um beijo enorme e a Amizade da
    Maria Mamede

    ResponderEliminar