quinta-feira, 10 de junho de 2010

O portugal futuro



O portugal futuro é um país
aonde o puro pássaro é possível
e sobre o leito negro do asfalto da estrada
as profundas crianças desenharão a giz
esse peixe da infância que vem na enxurrada
e me parece que se chama sável
Mas desenhem elas o que desenharem
é essa a forma do meu país
e chamem elas o que lhe chamarem
portugal será e lá serei feliz
Poderá ser pequeno como este
ter a oeste o mar e a espanha a leste
tudo nele será novo desde os ramos à raiz
À sombra dos plátanos as crianças dançarão
e na avenida que houver à beira-mar
pode o tempo mudar será verão
Gostaria de ouvir as horas do relógio da matriz
mas isso era o passado e podia ser duro
edificar sobre ele o portugal futuro

(1933-1978)

5 comentários:

  1. Essa bandeira linda agora é só para o Mundial... apesar de tudo, adoro o meu país!

    Bjs e saudades

    ResponderEliminar
  2. Olá Zé Rui.
    É sempre com muito gosto, que se lê Ruy Belo.
    Gosto muito também desta nova imagem.
    Um abraço
    Eduarda

    ResponderEliminar
  3. É sempre bom vir aqui!!!
    bjs
    claudia

    ResponderEliminar
  4. E eis que o tempo passa, ou melhor não passa, fica, resta que passemos por ele e eu viajo a uma velocidade tal que...
    ..Páro e encontro este recanto mais apetecível ainda.
    Pese embora o tempo decorrido, que não corre, sou eu que avanço indiferente aos obstáculos, encontro-te aqui, mesmo quando não estás, encontro-te em pedaços de letras de musica por compor, em sinfonias inacabadas em melodias por inventar. E no entanto como são belas e como fazem todo o sentido. sejam ela bordadas a poemas, prosas ou informações que são histórias de encantar.
    Não sei onde me perdi. Mas este é um dos lugares onde me encontro. Mesmo quando tardo em aparecer.
    Um beijo

    ResponderEliminar