sábado, 14 de março de 2009

Todos somos responsáveis

Dei uma volta lá fora. Curta volta, mas uma volta. É interessante o exercício de ver os outros e colocarmo-nos no lugar deles. Porque é que aquele bebeu demasiado? Porque acelera o outro, roncando, querendo chamar a atenção de todos? Está ali um casal de costas voltadas, que terá quebrado o seu diálogo? Um grupo de adolescentes circula como quem está pronto para pontapear mais uma paragem de autocarro; que revolta vai no seu coração para assim se quererem vingar? Bom, já chega!
E regressei, voltei para dentro, para dentro de mim. Veio à minha memória a forte e gritante frase de João XXIII: "Somos responsáveis por todos os homens".
Tudo o que se passa no mundo, tudo o que afecta a vida de um homem ou de uma mulher, nos diz respeito.
Podemos nós ficar calados diante das escolhas erradas que o mundo faz?
Já não há em nós uma consciência crítica sobre o que nos rodeia?
O nosso silêncio não nos tornará cúmplices daqueles que destroem o mundo e que condenam ao sofrimento e à miséria tantos homens e mulheres?
Poderemos acomodar-nos no nosso cantinho, demitindo-nos das nossas responsabilidades?
Às vezes não apetece mesmo ir lá fora... mas ainda que fosse para o deserto, continuaria co-responsável pela humanidade a que pertenço: maior seria a irresponsabilidade, fugir à responsabilidade!
"Cada um é responsável por todos. Cada um é o único responsável. Cada um é o único responsável por todos." (Antoine de Saint-Exupéry)

1 comentário:

  1. Concordo, plenamente!
    Sei que não posso emendar o mundo, nem sequer valer a todos quantos estão por perto; mas se algo faço, a uma só pessoa que seja (e faço) sei que estou cumprindo a minha missão ao tentar, com toda a minha força, com todo o meu amor, minorar a dor de quem me chama.
    Quanto ao resto, tento somente melhorar-me, já que transformar todos, só a um é possível!.

    Beijos e bom fim de semana.

    Maria Mamede

    ResponderEliminar