sexta-feira, 3 de abril de 2009

Agostinho da Silva

Agostinho da Silva, um dos maiores pensadores portugueses do século XX, faleceu há 15 anos.
Gostava de o ouvir, de reflectir com ele, e reflectir no que ele me levava a pensar. Concordasse ou não, admirava-o. Eu e o mundo. Quem não admira um homem assim?
Algumas das suas palavras:

Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse; nunca pense por mim, pense sempre por você; fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles foram meus, não são seus. Se o criador o tivesse querido juntar muito a mim não teríamos talvez dois corpos distintos ou duas cabeças também distintas. Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição, venha a pensar o mesmo que eu; mas, nessa altura, já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim; porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem

Agostinho da Silva, "Cartas a um jovem filósofo"

E visualizar algumas entrevistas no YouTube

4 comentários:

  1. Muito bem!!! Há muitos e muitos anos tenho um fascínio especial por essa grande personalidade, esse grande pensador...!
    Francisco Luís Vieira

    ResponderEliminar
  2. Comentário de Natália Viseu

    Todos os filósofos abrem caminhos, mas este, em especial, abre caminhos do saber ser em espírito aberto. Nesta linha, transcrevo um soneto de Ruy Belo, dedicando-o a ti, meu caro amigo Zé Rui, sempre tão dedicado e generoso:

    "E Tudo Era Possível

    Na minha juventude antes de ter saído
    de casa de meus pais disposto a viajar
    eu conhecia já o rebentar do mar
    das páginas dos livros que já tinha lido

    Chegava o mês de maio era tudo florido
    o rolo das manhãs punha-se a circular
    e era só ouvir o sonhador falar
    da vida como se ela houvesse acontecido

    E tudo se passava numa outra vida
    e havia para as coisas sempre uma saída
    Quando foi isso? Eu próprio não o sei dizer

    Só sei que tinha o poder de uma criança
    entre as coisas e mim havia vizinhança
    e tudo era possível era só querer"

    Ruy Belo

    ResponderEliminar
  3. Olá Zé Rui, bom dia; que é feito de si?
    Na verdade eu não tenho aparecido com frequência, mas o meu Amigo, ainda menos...
    afazeres, espero, e faço votos de que a sua saúde e a dos seus esteja bem.
    Quanto ao Filósofo em questão, eu diria Homem bom e grande, sempre me fascinou, desde que dele soube através dos seus livros e de algumas, poucas, reportagens e entrevistas.
    Ouvindo-o ou lendo-o, parecia que tudo era possível, como diz RuY Belo, no poema acima.
    Como a vida é diferente!...
    Por isso, teimo em sonhar, sempre, a propósito de tudo, porque o sonho, ninguém mo pode roubar.
    Beijos Amigo e votos de Páscoa de Paz e Luz.

    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  4. fantástico! em tudo fantástico!
    arrependo-me mil vezes daquilo que não fiz, menos me arrependo do que fiz mal.
    beijos e obrigada

    ResponderEliminar