
"Quando se viaja em direcção a um objectivo é muito importante prestar atenção ao caminho. O caminho é que nos ensina sempre a melhor maneira de chegar, e enriquece-nos, enquanto o cruzamos."
in O Diário de um mago, Paulo Coelho
Estas duas frases que encontrei num livro de Paulo Coelho, ajudam a ilustrar o sentido que procurei dar ao poema da mensagem anterior: Há que manter a linha do horizonte, sabemos que ele existe mesmo sem estar a vê-lo, mas não devemos esquecer-nos de olhar à nossa volta durante o percurso. Não devemos deixar de desfrutar da beleza desse mesmo percurso. Se o fizermos, melhor caminharemos, melhor evitaremos caminhos sinuosos que nos desviem do objectivo final.
Um minuto. Apenas um minuto em cada dia do nosso dia de 1440 minutos. Tão sómente para nos questionarmos a nós mesmos sobre a nossa relação com os nossos companheiros de viajem e sobre a identificação do nosso comportamento com os nossos principios e propósitos.E depois fazer uma promessa a nós próprios para cumprir no próximo dia. Este voltar ao nosso íntimo, à nossa verdade, aquela que não nos engana, este parar um pouco para reflectir, no mundo actual da alta velocidade, das pressões e dos objectivos a cumprir, é uma terapêntica que ajuda a reconciliação conosco. E com aqueles com quem caminhamos nesta passagem única que temos o privilégio de fazer. Claro,o caminho que fazemos e a forma como o fazemos è afinal o output da nossa vida. È sobre esse outpup que incide a avaliação.
ResponderEliminarComo dizia Patxi Andion numa das suas canções, nos meus tempos de juventude:- "Caminante no hay camino/se hace camino al andar"...
ResponderEliminarBj
Maria Mamede