quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

O caminho

"Na obsessão de chegar, muitas vezes esquecemos o mais importante: é preciso caminhar."

"Quando se viaja em direcção a um objectivo é muito importante prestar atenção ao caminho. O caminho é que nos ensina sempre a melhor maneira de chegar, e enriquece-nos, enquanto o cruzamos."
in O Diário de um mago, Paulo Coelho

Estas duas frases que encontrei num livro de Paulo Coelho, ajudam a ilustrar o sentido que procurei dar ao poema da mensagem anterior: Há que manter a linha do horizonte, sabemos que ele existe mesmo sem estar a vê-lo, mas não devemos esquecer-nos de olhar à nossa volta durante o percurso. Não devemos deixar de desfrutar da beleza desse mesmo percurso. Se o fizermos, melhor caminharemos, melhor evitaremos caminhos sinuosos que nos desviem do objectivo final.

2 comentários:

  1. Um minuto. Apenas um minuto em cada dia do nosso dia de 1440 minutos. Tão sómente para nos questionarmos a nós mesmos sobre a nossa relação com os nossos companheiros de viajem e sobre a identificação do nosso comportamento com os nossos principios e propósitos.E depois fazer uma promessa a nós próprios para cumprir no próximo dia. Este voltar ao nosso íntimo, à nossa verdade, aquela que não nos engana, este parar um pouco para reflectir, no mundo actual da alta velocidade, das pressões e dos objectivos a cumprir, é uma terapêntica que ajuda a reconciliação conosco. E com aqueles com quem caminhamos nesta passagem única que temos o privilégio de fazer. Claro,o caminho que fazemos e a forma como o fazemos è afinal o output da nossa vida. È sobre esse outpup que incide a avaliação.

    ResponderEliminar
  2. Como dizia Patxi Andion numa das suas canções, nos meus tempos de juventude:- "Caminante no hay camino/se hace camino al andar"...

    Bj

    Maria Mamede

    ResponderEliminar