terça-feira, 3 de fevereiro de 2009

O que estou a ouvir

Fico espantado como inexplicavelmente desconheço certos compositores! Eu e tantos músicos que deviam estar a tocá-los!
Poder-se-ia dizer que são alguns daqueles tão escondidos e com obra reduzida, que nos passam ao lado. Mas não! Este de que aqui falo foi famosíssimo na sua época! O Musicalisches Lexicon (1732) de Johann Gottffried Walther, dedica-lhe uma entrada com duas colunas, enquanto J. S. Bach ocupava apenas dois terços de uma coluna.
Falo de Johann David Heinichen (1683-1729), compositor do barroco alemão, teórico musical e advogado. Mattheson, em 1739, formulou a frase "três importantes H's da música alemã" para se referir a Handel, Heinichen and Hasse. Sublinho ainda que em 1717, Heinichen trabalhou na corte do Príncipe Leopoldo de Anhalt-Cöthen, onde foi colega de Bach. Depois, foi Mestre de Capela (o equivalente maestro e director musical) em Dresden.
As primeiras gravações da sua música datam de anos recentes e foram trazidas até nós por Reinhard Goebel com o seu ensemble Musica Antiqua Köln. Destaco os Dresden Concerti, dos quais é possível ouvir aqui o Concerto em Sol Maior, S213 (1. Allegro; 2. Allegro; 3. Entrée; 4. Louré. Cantabile). Vamos então continuar a ouvir.

1 comentário:

  1. Não sei porquê, quando aqui vim, há uns dias, deixei um comentário e o mesmo não ficou.
    A beleza dos clássicos é infindável, para quem como eu, nada sabe da Música, apenas a ama!

    Bj

    Maria Mamede

    ResponderEliminar