domingo, 14 de junho de 2009

Um ideal

Um ideal, um princípio orientador para a nossa vida. Que seja grande para engrandecer a nossa vida, tão grande quanto deverá ser a nossa aspiração. Que nem nos caiba no peito, que siga à nossa frente para nos iluminar o caminho.
Há quem tenha medo de ter um ideal, é por vezes mais cómodo ir gerindo o dia a dia sem ter que olhar o horizonte... um ideal interpela, às vezes até nos violenta... então é melhor encontrar um ideal levezinho, fácil de arrastar, para que sejamos nós a puxar por ele em vez de ele puxar por nós... Neste caso, nem o ideal o é verdadeiramente, já que não produz qualquer acção!
Forma o teu ideal! Não o queiras copiar de ninguém! É certo que há exemplos que nos servem de referência, mas o ideal é nosso, é pessoal e único como cada um de nós o é!
Certamente o reformularemos ao longo da vida, das várias etapas percorridas. Há que o actualizar, para o reanimar, para o repensar. Mas é sempre tempo de ter um, mesmo para quem já viveu muito.
Como o encontrar? Entra em ti, medita, ouve-te a ti mesmo e, principalmente, a quem suavemente o sopra ao teu ouvido.

2 comentários:

  1. Maria Mamede17 junho, 2009

    José Rui, meu Amigo, que bom que aportou a este tema!
    É, estamos precisados de Ideais!
    E quanto a mim, há um, simples, fácil de encontrar, embora tanta vez difícil de gerir, Eterno, na brevíssima Eternidade que é dada ao seu humano e que é o melhor de todos... chama-se AMOR e contém em si tudo o que pode haver de MAIOR. Que me diz? Concorda comigo?!
    Bj
    Maria Mamede

    ResponderEliminar
  2. Amiga Maria Mamede

    Tantas vezes aporto em temas que me inquietam, por mim, ou por outros que me rodeiam. Tantas vezes o meu pensar fundeia em águas turbulentas... outras, lança a âncora no mar da tranquilidade...

    O ideal supremo só o encontraremos quando desta vida passarmos para outra, aquela que se escreve com maiúsculas!
    Conheceremos então o Amor em sua plenitude!
    Mas há sempre um ideal que nos mostra o melhor caminho para alcançar essa Vida.
    Descobri-lo, será a nossa maior felicidade terrena!

    ResponderEliminar