
Com orgulho cito aqui as gentis palavras de Carlos Gutkin, que podem ler-se nos agradecimentos:
A José Rui Fernandes, companheiro das "andanças musicais" do Duo Atlântico, e flautista de fina sensibilidade. Obrigado pela sua interpretação na "Suite Piazzollana", obra esta que lhe é dedicada.
Como descrever este disco que, mesmo sendo suspeito, me atrevo a classificar como um dos melhores discos de guitarra que já ouvi? Transcreverei aqui o que foi escrito pelo próprio compositor:
As obras que se apresentam neste CD são fruto das raízes musicais e culturais que influíram na minha formação como músico e guitarrista: de Cuba, os ritmos sincopados do Son que se podem encontrar, por exemplo, em Son da Primavera ou em Sonete de Outono. Da Argentina, as três peças da Suite Piazzollana para Flauta e Guitarra, escritas em homenagem a Astor Piazzolla. Vemos por exemplo que na Milonga-Son confluem os elementos melódico e rítmico característicos do Son cubano (como as síncopas) e os elementos rítmico e harmónico do Tango e da Milonga argentina. No segundo tango, Triste como un tango triste, aparece o elemento romântico e lírico do tango contrastando com duas secções de dança. O terceiro tango da Suite Piazzollana, Volando Contigo, começa com um arpejo rítmico e contrapontístico cíclico, e a Flauta insiste em perpetuar uma simples melodia, terminando num frenesim rítmico, quase improvisado, com ritmos próximos do Candomblé. Em algumas obras sentimos a presença de formas próximas do Pop, como em Ícaro II ou La Luz y tu piel, e noutras estão presentes características do género clássico Romântico, como nas valsas Vals de Vez e Valsa do Fim de Ano (nesta última estão presentes também citações do Joropo venezuelano) e no tremolo de O Alquimista, composta para a peça de teatro “A Procura do Presente” em 1987, e Introdução ao Alquimista composta mais tarde, em 2001, para criar equilíbrio e contraste com a secção do tremolo. Quando escrevi a peça Jardins de Luz, título que também dá nome a este disco, deixei-me seduzir pelas possibilidades rítmicas e hamónicas que tinha conseguido, próximas das linguagens da música electrónica (pelo elemento rítmico e melódico em ostinato), da linguagem contemporânea e do jazz (pelo seu contexto harmónico) e das linguagens próximas da música pop, do rap e também do flamenco - pelos ritmos sincopados característicos utilizados. É desde os primeiros compassos que se pode perceber esta linguagem «híbrida».
Carlos Gukin
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