
Alguns dizem que a
Net isola as pessoas, outros dizem que as aproxima. EU CONTO a minha opinião: acho que a
Net afasta efectivamente de algumas coisas e aproxima de outras. Pela minha experiência pessoal, vejo menos televisão, ou seja, só vejo na televisão o que me interessa. Tenho encontrado na Net um meio de estar informado sobre o que há de novo na arte, na cultura, na tecnologia, no mundo. Na
Net, tal como na televisão comecei a filtrar o que realmente me interessa, deixei de "navegar" ao sabor das ondas, como aconteceu na fase inicial. Através do correio electrónico mantenho um contacto mais próximo com a família, com os amigos, com os colegas e com os alunos (para lá das facilidades que proporciona como ferramenta de trabalho).
Usando o Myspace, blogues e os meus sites, tenho marcado presença num espaço ainda por conquistar. Falando mais particularmente deste blogue, acabou por fazer com me contactassem muito mais. E não só por mail, mesmo pessoalmente. Tem sido vulgar cruzar-me com um colega e ele dizer-me uma opinião sobre um CD, sobre um livro, sobre uma reflexão. Ainda hoje, já no exterior da escola, estávamos três colegas a opinar sobre vinhos!
É curioso que comecei a ter alguns leitores assíduos, e não apenas os que o fazem de passagem. Isto entusiasma-me ainda mais a continuar a escrever. E por que o faço? Porque tantas vezes venho no carro a pensar sobre diversos assuntos (às vezes até na sala, ou já na cama) e chego a conclusões que acho que não devo guardar só para mim. Da mesma forma que um vinho tem mais sabor quando é partilhado, ou se vibra mais com uma música quando se ouve com alguém que comunga (ou procuramos fazer comungar) dos nossos gostos, também o mesmo acontece com as ideias.
O meu único lamento é que por vezes me fazem observações tão interessantes, que deveriam estar aqui nos comentários e assim serem partilhadas com todos os que aqui vêm. Vou começar a dizer: "interessante o que disseste, escreve-o no meu blogue, há outros que gostarão de o ler". Como costumo dizer, EU CONTO, contem vocês também.