terça-feira, 14 de outubro de 2008

O que estou a ouvir

Desde a sua redescoberta por volta de 1930, tornaram-se das obras mais gravadas de sempre: trata-se dos Concertos para Violino Op. 8, Nos. 1-4, de Vivaldi, mais conhecidos apenas por "As Quatro Estações". Tenho já diversas interpretações na minha colecção de CDs (e até em LP). As minhas referências têm sido a de Nils-Erik Sparf (BIS-CD-275), e a de Enrico Onofri (Teldec 97671). Eis que me deparo com uma nova gravação: a de Amandine Beyer (Zig Zag Territoires CD ZZT080803). "Bem, dificilmente acrescentará algo de novo ao que eu conheço desta obra", pensei eu. E não é que me surpreendeu! Primorosamente executada, com uma grande novidade nas articulações, uma bela conjugação de clareza e musicalidade. É absolutamente uma outra visão desta obra. Não hesito em colocar esta interpretação a par das melhores. Fiquei encantado!
O CD tem ainda dois concertos que nos chegam ao ouvido em estreia mundial. Fortemente recomendado.
Não deixem de visitar o site de Amandine Beyer se quiserem deliciar-se com outras belíssimas obras que ela nos dá a ouvir, bem como o site da quase desconhecida (mas magnífica!) etiqueta Zig Zag Territoires, onde encontrarão artistas de primeira linha e muitas gravações premiadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário