quinta-feira, 9 de outubro de 2008

O que estou a ouvir

Sempre fui apreciador da música para Órgão (de tubos). É um instrumento com uma sonoridade fascinante, capaz de produzir timbres delicados nos registos aflautados, ou surpreender-nos com o seu poder arrebatador no registo mais cheio, chamado Principal.
Oiço-o habitualmente na música barroca, onde consegue dar-me uma enorme sensação de elevação espiritual. Fiquei surpreendido ao ouvir música contemporânea para este instrumento, capaz de me proporcionar idêntica satisfação. Ouvi-a no CD "Cantus ad pacem", do compositor Peteris Vasks (Letónia), editado pela Wergo em 1 de Setembro. Conhecia outras obras deste compositor, mas não as suas obras para Órgão. Podem ouvir um minuto de cada faixa AQUI, mas tão curto tempo não dá para ter uma ideia de como se desenvolvem as peças. Recomendo que comecem por ouvir a faixa Nº 5: Te Deum. Ouvir isto num bom sistema de som (audiofilia, hei-de falar disso!) é de fazer levantar aqueles pelinhos da nuca! Comprem, ou venham ouvir comigo.

Sem comentários:

Enviar um comentário