segunda-feira, 3 de agosto de 2009

O que estou a ouvir

Sketches Of Spain (1959), de Miles Davis é um dos quatro álbuns orquestrais resultantes da colaboração com o compositor-arranjador Gil Evans. Obra magistral, Sketches foi o primeiro projecto de Miles pós “Kind of Blue”, e parece influenciado por todo o carácter modal revelado na interpretação do Adagio de "Concierto de Aranjuez" (Joaquín Rodrigo). A edição que aqui destaco, apresenta o histórico álbum original acrescentado por faixas extra, ilustrando como a sinergia Miles-Evans é desenvolvida. "The Maids de Cádiz" (do álbum "Miles Ahead", 1957) é o primeiro exemplo de Gil Evans adaptando uma composição de origem espanhola para uma colaboração orquestral com Miles. A gravação ao vivo do "Concierto de Aranjuez", o único que foi dado desta obra, teve lugar no Carnegie Hall, em 1961, é-nos aqui oferecido como uma raridade de elevado valor, da interpretação desta peça central do álbum. "Teo", (do álbum “Someday My Prince Will Come”, de 1961) é uma pequena peça dedicada ao Produtor Teo Macero. "Solea" é a outra jóia do álbum original, com sua paleta orquestral que é, numa palavra, sublime.
Nos 50 anos da gravação de Sketches Of Spain, uma reedição a não perder desta obra prima do Jazz. As notas desta edição de 2009 são escritas pelo compositor Gunther Schuller (n. 1925), que muito valor deu ao Jazz nas suas composições musicais, e nos livros que escreveu.
(Fonte: Amazon)

Pode ouvir-se Concierto de Aranjuez AQUI (1ª parte) e AQUI (2ª parte)

3 comentários:

  1. Boas Zé..Homenagem pertinente...um disco que aprecio imenso...abraço..paulo vicente

    ResponderEliminar
  2. Olá José Rui! Estive a dar uma vista de olhos ao teu blog e quase estranho como foste parar ao meu. Em que áreas tão aparentemente distantes nos movemos. Vai haver por aqui posts muito eruditos para mim, mas isso significa aprender.
    Obrigada pela visita. Saramago é Saramago e concordo com o que disseste.

    ResponderEliminar
  3. confesso-me um pouco confusa! jazz e o concerto de aranjuez?
    fiquei curiosa porque é uma das minhas obras preferidas.
    abraço

    ResponderEliminar