quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Disco

Sou do tempo em que as discotecas estavam na moda. Sexta-feira à noite, Sábado à tarde (sim, tínhamos "febres de Sábado à tarde") ou à noite (depois das 10.00 h já se dançava), lá estávamos caídos. Todos nos conhecíamos, eram verdadeiros momentos de convívio. Não era só "abanar o capacete".
Alguns traziam do estrangeiro os LPs que só mais tarde chegariam a Portugal. Foi aí que ouvi pela 1ª vez os Dire Straits, os Buggles, e em pt, os Street Kids, Jáfumega, Rui Veloso... era fabuloso. Havia uma cultura Pop-Rock que se vivia (convivia) saudavelmente, através da dança. Chegámos a fazer a nossa própria discoteca no anexo da casa de um conhecido médico de Bragança, que às vezes nos interrompia porque estava a operar! E tal era a quantidade de novidades musicais, que chegámos a fazer concorrência às duas discotecas públicas. A certa altura convidaram-nos a levar os discos para uma delas, oferecendo-nos entrada livre e direito a uma bebida!

Mas não era só isto que se fazia numa fria terra do norte de Portugal. Foi aí que fiz cursos de Canoagem, Alpinismo, Aeromodelismo, Animação Musical. Foi aí que, como animador cultural, andei pelas aldeias (juntamente com grandes amigos, agora também leitores deste blogue) tocando, fazendo de palhaço, fazendo teatro, fantoches, projectando cinema, levando alegria a um povo que sempre nos acolhia de braços abertos (e adegas... e fumeiros!), procurando partilhar connosco tanto quanto partilhávamos com ele. Eram assim umas "discotecas" tradicionais onde em vez de bolas de cristal havia salpicões e alheiras pendurados, e as luzes vinham do crepitar de uma enorme lareira. Boas, as discotecas em Bragança!
Sobre os quatro anos da minha adolescência que ali passei ainda terei muito para contar em futuras mensagens.

3 comentários:

  1. Ainda hoje estas "aventuras" são recordadas com muito prazer quando vens visitar os amigos brigantinos

    ResponderEliminar
  2. Já agora:
    Cá te esperamos nas férias do Natal para umas noites de convívio entre amigos.
    Mitó e Minhoto

    ResponderEliminar
  3. Caros amigos Mitó e Minhoto
    Assim Deus queira e em breve estaremos juntos a provar os produtos que enfeitam as tais "discotecas" tradicionais transmontanas, em belos fumeiros. E que delícia é ter alguém com quem partilhar essas belas iguarias, adornadas com um bom vinho, na comunhão de uma fraternal amizade.

    Bem hajam.
    Zé Rui

    ResponderEliminar