domingo, 26 de outubro de 2008

Um Domingo

Um Domingo igual a muitos outros, acordar à hora habitual, ir à missa habitual, voltar para casa, almoçar, etc. No fundo, continuar pelos caminhos já tantas vezes calcados. Então onde está a novidade, aquilo que deverá fazer com que cada dia não seja o decalque de tantos outros? Está na forma como fazemos todas essas pequenas coisas que compõem o nosso dia, está no amor que entregamos nos nossos pequenos gestos, está em deixarmo-nos surpreender pelas pessoas que encontramos como se fosse a primeira vez, está nas ninharias e vulgaridades onde afinal, se não estagnámos no progresso da nossa vida, deveremos ver algo sempre diferente. Pode nada mudar nas coisas, nos afazeres, nas pessoas. É um facto. Mas se aos nossos olhos tudo permanece igual, então nada mudou em nós. Dou um exemplo: um quadro. Olhamos para ele e tudo está lá sempre na mesma. Mas se nós aprendermos algo sobre história da arte, sobre pintura, se nos cultivarmos, esse quadro passará a ser visto por nós de uma forma diferente, começamos a ver nele algo que nunca vimos antes. Assim são os dias da nossa vida, quão iguais nos parecem e tão diferentes os deveríamos ver.

A título de ilustração, dou aqui o link de algo que possivelmente até já vos chegou por e-mail, a Guernica, de Picasso, vista em 3D. Tudo parecer novo e tudo esteve sempre lá. Então visitem: http://www.lena-gieseke.com/guernica/movie.html

2 comentários:

  1. Estar num Domingo em casa é um verdadeiro luxo para mim,pois devido ao meu trabalho estou frequentemente fora ou a recuperar de mais uma noite de urgência. Assim, não acordo à hora habitual(não há hora habitual), não vou à missa de sempre e raramente tenho energia para almoçar em casa!
    No entanto, há realmente dias que nos parecem iguais. Mas temos sempre, sempre, sempre, de aproveitar a enome sorte e alegria de estarmos vivos e podermos apreciar tudo o que este planeta maravilhoso e fantástico tem para nos oferecer.Se possível, acompanhados por aqueles que amamos e pela música, essa arte maravilhosa que nos faz elevar o espírito e sentirmo-nos mais próximos de Deus.
    "Everything changes at a glimpse of a second" e and I see that happenning everyday of my life.

    ResponderEliminar
  2. Primeiro de tudo os meus parabéns pelo blog, gostava de saber como é que tens tempo para isto... É pena só estar a lê-lo agora num dia de semana à noite e a correr. Realmente esta "Guernica a 3D" faz-nos apreciar a obra de uma forma mais imediata e sentir uma série de emoções em simultâneo: a tristeza, a melancolia, a tragédia desta guerra, e na cena final uma mensagem de paz e esperança que é transmitida pelo braço com a flôr (nunca me tinha apercebido que a obra o apresentava). Estou também a gostar das propostas de audição que apresentas, realmente preciso e gosto de conhecer outros projectos novos de grande criatividade e originalidade. Fico a aguardar também umas "rockalhadas à maneira típicas do nosso tempo". Fica prometido que no fim de semana vou apreciar o blog da maneira que ele merece ser apreciado.

    Um grande abraço do teu amigo

    Luis Franganito

    ResponderEliminar