segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Um livro

Há livros que ficam para toda a vida. "O Principezinho" de Antoine de Saint-Exupéry, vem à minha memória frequentemente. Há nele citações para quase todos os momentos da nossa vida.
Depois de uma recente conversa com uma também recente amiga, fiquei a pensar no que cada um de nós encerra em si. Há uma vida, um ser que não o é só naquele momento; tem toda uma história por trás que está oculta aos nosso olhos. É preocupante que lidemos, tantas vezes diariamente, com colegas, amigos, alunos, etc., sem procurar perceber quem temos diante de nós. Seremos mais humanos se pensarmos assim: uma coisa é ver alguém, outra coisa é sentir alguém. Sentir alguém é ver para lá do que os nossos olhos vêem! O Principezinho dá a receita: "Só se vê bem com o coração. O essencial é invisível para os olhos...".
Depois vem o passo seguinte (é exactamente a frase seguinte no livro!), que tem a ver com o sair do nosso individualismo e dar ao outro o espaço e o tempo que merece, valorizando-o e fazendo-o sentir o valor que tem para nós: "Foi o tempo que tu perdeste com a tua rosa que tornou a tua rosa tão importante".

2 comentários:

  1. Gostei do blog
    Vou voltar...

    Este livro é um "Grande Livro"

    ...ou andar toda a vida com este livro no nosso coração.

    ResponderEliminar
  2. Fazendo uso das palavras do meu amigo Óscar Possacos:
    "Volta sempre com um pássaro no rosto e deixa sempre uma pena como quem não quer ir embora"
    Obrigado por ter deixado aqui uma pena, um vestígio a assinalar a sua passagem.

    ResponderEliminar