quinta-feira, 13 de novembro de 2008

O que estou a ouvir

Tendo encontrado Carlos Martins (que até foi meu colega no Conservatório) entre a assistência do concerto de Cindy Blackman no Seixal Jazz, a minha amiga Carla cedeu-me um CD que me tinha passado "Do Outro Lado". "Viagens do Fado" poderia ser outro título deste disco (era esse o nome inicial), um projecto que integrou música de três continentes (Europa - América - África) partindo das influências musicais à volta do fado. Nele participam o quarteto de Carlos Martins, a Orquestra Sinfonietta de Lisboa e os convidados Mayra Andrade, Ney Matogrosso, Camané e Carlos do Carmo. Óptima oportunidade de degustar esta proposta musical que embarca numa viagem pelo Fado, a Morna cabo-verdiana, o o Choro brasileiro e o Jazz.
Ouvi este disco continuamente durante uma semana, de tal forma me prendeu a atenção e a emoção. A orquestra nunca é intrusiva, tal como o quarteto deste nosso grande saxofonista, deixando sempre espaço para o Saxofone ir "cantando" as músicas com o sentimento que lhes é próprio, mas com o sabor do Jazz sempre presente (está-lhe no sangue, claro!). Não deixe de o ouvir, acredita que um Saxofone pode cantar?
Se não acreditar em mim, acredite no musicólogo Rui Vieira Nery. Acerca de “Do Outro Lado”, escreve assim:
O resultado é, a meu ver, um dos álbuns mais comoventes que se gravaram em Portugal nos últimos anos, em qualquer género musical, e uma proposta artística que é uma homenagem sentida aos povos lusófonos e à sua identidade colectiva no mosaico do Mundo."
Esgotadas as edições anteriores, creio que já vai na 3ª edição, e mesmo assim este CD passou ao lado de tantos de nós. É de audição obrigatória!

Sem comentários:

Enviar um comentário