Comecei na minha juventude a ouvir o programa de rádio "Em Órbita", na Rádio Comercial. Era o meu ponto de contacto com a música erudita. Os discos deste estilo musical não abundavam lá por casa e nunca assistira ao vivo a um concerto. No entanto ia gravando algumas cassetes com obras que passavam neste saudoso programa.Uma das cassetes que gravei, passaram já 30 anos e ainda a conservo, tem um dos concertos de Órgão compostos por Handel. Recordo-me que a ouvi vezes sem conta. Mais tarde vim a ouvir todos estes 6 concertos brilhantemente executados por Ton Koopman.
Fiquei renovadamente seduzido pelos concertos de Órgão ao ouvir uma recente edição, agora que caminhamos para a efeméride dos 250 anos da morte de Handel. Trata-se do CD que aqui apresento, "Handel, Organ Concertos, Op. 4; Egarr, Academy Of Ancient Music" (HMU807446).
Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com Richard Egarr nos Cursos de Música Antiga da Casa de Mateus, tocando na orquestra dirigida por ele. Desde há 20 anos que acompanho o seu fabuloso percurso, em que nos tem brindado com extraordinários trabalhos. Dirige agora a Academy of Ancient Music, sucedendo ao admirável Christopher Hogwood.
Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com Richard Egarr nos Cursos de Música Antiga da Casa de Mateus, tocando na orquestra dirigida por ele. Desde há 20 anos que acompanho o seu fabuloso percurso, em que nos tem brindado com extraordinários trabalhos. Dirige agora a Academy of Ancient Music, sucedendo ao admirável Christopher Hogwood.Fica então aqui esta sugestão de audição para todos quantos não conhecem estes concertos, ou para aqueles que os querem redescobrir ouvindo a frescura desta nova gravação. Dado que é um "Super audio CD (SACD)", permite ainda a quem tenha sistemas próprios, ouvir toda a envolvência do local da gravação, sendo também compatível com os tradicionais leitores de CD.
A academy of Ancient Music produz interpretações tão bonitas...
ResponderEliminarSugiro também a audição dos Concertos de Vivaldi para violino (o meu instrumento de eleição),
0p. 3, 4, 8 e 9