sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

2010 Contra a Pobreza


"Apesar de a União Europeia ser uma das regiões mais ricas do mundo, 17% da sua população não tem os meios necessários para satisfazer as suas necessidades mais básicas.
A pobreza é normalmente associada aos países em vias de desenvolvimento nos quais a subnutrição, a fome e a falta de água limpa e potável são desafios quotidianos. Contudo, a Europa também é afectada pela pobreza e pela exclusão social, onde apesar de estes problemas poderem não ser tão gritantes, são ainda assim inaceitáveis. A pobreza e a exclusão de um indivíduo implicam o empobrecimento de toda a sociedade. A Europa só pode ser forte se utilizar ao máximo o potencial de cada um dos seus cidadãos.
Não há nenhuma solução milagrosa para acabar com a pobreza e com a exclusão social mas uma coisa é certa: não podemos vencer esta batalha sem si. É tempo de renovarmos o nosso compromisso para com a solidariedade, justiça social e maior inclusão. Chegou o momento do Ano Europeu Contra a Pobreza e a Exclusão Social.
Um valor fundamental da União Europeia é a solidariedade, particularmente importante em tempos de crise. A palavra “União” diz tudo – enfrentamos juntos a crise económica e é esta solidariedade que nos protege a todos.
Aqui ficam algumas das coisas que iremos fazer juntos:
Encorajar a participação e o compromisso político de todos os segmentos da sociedade para participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social, desde o nível europeu ao nível local, no sector público e no privado;
Motivar todos os cidadãos europeus a participarem na luta contra a pobreza e a exclusão social;
Dar voz às preocupações e necessidades de todos quanto atravessam situações de pobreza e de exclusão social;
Dar a mão a organizações da sociedade civil e a ONG na área da luta contra a pobreza e a exclusão social;
Ajudar a derrubar os estereótipos e a estigmatização da pobreza e da exclusão social;
Fomentar uma sociedade que garanta a qualidade de vida, o bem-estar social e a igualdade de oportunidades para todos;
Reforçar a solidariedade entre gerações e garantir o desenvolvimento sustentável."

(Fonte: Comissão Europeia)

3 comentários:

  1. Eu é que me sinto excluida. onde é que tu andas?

    ResponderEliminar
  2. Susana... trabalhinho... muito!
    Ainda este mês terá que dar entrada na editora, um livro de uma grandiosa obra do séc. XVIII, desconhecida de todos por não estar ainda gravada. A partitura não está editada, e é aí que eu entro... Imagina o que é ter em mãos algo de grandioso que não é tocado há séculos (literalmente!)...!
    Bem, enquadrando isto no tema do post... há músicos socialmente excluídos porque não é conhecido o seu trabalho!

    ResponderEliminar
  3. Gostei de encontrar aqui a preocupação com a Pobreza e a exclusão... e a divulgação deste ano 2010... é um problema de todos nós! Mesmo!

    Exerço o meu trabalho nessa área... e encaro-o, por isso mesmo, como uma grande missão!

    Obrigada
    ana claudia

    ResponderEliminar