domingo, 2 de novembro de 2008

Bênção

Um dia para dedicar aos que já partiram. É o que a Igreja Católica nos propõem para hoje, Dia dos Fiéis Defuntos, e geralmente aceite por crentes e não crentes. Que não seja um dia vivido em tristeza nostálgica. Que seja um dia para celebrar a vida e não a morte. Um dia para esperar na vida em comunhão com todos os Santos, a extensão do que ontem, exactamente Dia de Todos os Santos, se comemorava. Deverá ser esta a diferença para os crentes. Por isso a Igreja continua a afirmar a certeza da ressurreição: Dai-lhes, Senhor, o eterno descanso, entre os esplendores da luz perpétua. Descansem em paz. Ámen.
Neste dia gostaria de oferecer-vos um tema da autoria do meu amigo José Sebastião, ou Zé Primavera, que eu harmonizei, (a letra é uma oração de S. Francisco de Assis) e que o Coral Cantata Viva interpretou: Bênção

2 comentários:

  1. Li e apreciei da sua relfelxão sobre o Dia dos Fiéis Defuntos, acompanhada das explicações da Enciclopéidia Wikipedia. Da minha propria experiência concordo com as conclusões alí tiradas sobre a diferença de conceitos na igreja católica e protestante. Ainda hoje assisti ao servço domenical numa igreja evangélica na cidade onde moro e lá não se dizia uma única palavra referente às almas dos defuntos, mas todo o serviço foi baseado na reflexão sobre o tempo que o homem está a passr nesta terra e como em todo este tempo e em tudo que fazemos durante a nossa vida estamos nas Mãos de Deus e crendo isto podemos viver sempre na paz do Senhor. E assim seja!
    Gostei tambem da harmonia e do canto do seu Coral Cantata Viva em Seixal a executar a sua composiçao sobre uma oração de S.Francisco, embora me custasse um bocado entender o texto. Um abraço de Helmut

    ResponderEliminar
  2. Caro Helmut
    Obrigado pelo apreço e pela sua partilha.
    Um abraço.

    Segue aqui a letra da canção:

    "Que o Senhor te abençoe e te guarde
    Te mostre a sua face e tenha piedade.
    Que o Senhor volte o seu rosto para ti e te dê a paz
    Que o Senhor te abençoe...
    Abençoe e te guarde!"

    (Inspirada na oração de S. Francisco de Assis)

    ResponderEliminar