terça-feira, 4 de novembro de 2008

O que estou a ouvir

Comecei na minha juventude a ouvir o programa de rádio "Em Órbita", na Rádio Comercial. Era o meu ponto de contacto com a música erudita. Os discos deste estilo musical não abundavam lá por casa e nunca assistira ao vivo a um concerto. No entanto ia gravando algumas cassetes com obras que passavam neste saudoso programa.
Uma das cassetes que gravei, passaram já 30 anos e ainda a conservo, tem um dos concertos de Órgão compostos por Handel. Recordo-me que a ouvi vezes sem conta. Mais tarde vim a ouvir todos estes 6 concertos brilhantemente executados por Ton Koopman.
Fiquei renovadamente seduzido pelos concertos de Órgão ao ouvir uma recente edição, agora que caminhamos para a efeméride dos 250 anos da morte de Handel. Trata-se do CD que aqui apresento, "Handel, Organ Concertos, Op. 4; Egarr, Academy Of Ancient Music" (HMU807446).
Tive a oportunidade de conhecer e trabalhar com Richard Egarr nos Cursos de Música Antiga da Casa de Mateus, tocando na orquestra dirigida por ele. Desde há 20 anos que acompanho o seu fabuloso percurso, em que nos tem brindado com extraordinários trabalhos. Dirige agora a Academy of Ancient Music, sucedendo ao admirável Christopher Hogwood.
Fica então aqui esta sugestão de audição para todos quantos não conhecem estes concertos, ou para aqueles que os querem redescobrir ouvindo a frescura desta nova gravação. Dado que é um "Super audio CD (SACD)", permite ainda a quem tenha sistemas próprios, ouvir toda a envolvência do local da gravação, sendo também compatível com os tradicionais leitores de CD.

1 comentário:

  1. A academy of Ancient Music produz interpretações tão bonitas...
    Sugiro também a audição dos Concertos de Vivaldi para violino (o meu instrumento de eleição),
    0p. 3, 4, 8 e 9

    ResponderEliminar